BEM VINDO! Vamos Pernambucanear?
Coroa do Avião

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Galo da Madrugada - um dos maiores símbolos do Carnaval de Pernambuco

Texto de: Erik Cruz/Setur-PE 
Galo da Madrugada - um dos maiores símbolos do Carnaval de Pernambuco
Foto do Ministério do Turismo
Passadas as festividades do fim de ano, os foliões se preparam para o Carnaval. Porém, em Pernambuco ele já começou. As ladeiras do Sítio Histórico de Olinda e as ruas do Bairro do Recife Antigo estão bastante movimentadas com as famosas prévias carnavalescas. O Estado é mundialmente conhecido por esse evento ser multicultural, popular e o mais democrático. Um dos maiores símbolos dessa festa é o Galo da Madrugada.
“Galo, Frevo e Folião: homenagem ao Rei do Baião” é o tema do 35° desfile do clube em referência ao centenário do nascimento de Luiz Gonzaga, que ainda traz outras novidades. Pela primeira vez contará com a presença do Homem da Meia-Noite, a agremiação mais famosa de Olinda, que comemora 80 carnavais neste ano. Um concurso inédito também fez parte da programação do bloco. Júris técnico e popular elegeram a música tema do desfile. A campeã foi: “Galo, Frevo e Folião” de Nuca e Eriberto, cantada por Josildo Sá.
HISTÓRIA - O Clube de Máscaras Galo da Madrugada foi fundado em 24 de janeiro de 1978 por um grupo de amigos e famílias do bairro de São José sob o comando de Enéas Freire, e tinha por objetivo fazer renascer o tradicional carnaval de rua do Recife. Ao passar dos anos a quantidade de foliões foi crescendo. Em 1984, as orquestras de frevo passaram a desfilar em cima de caminhões, entretanto dois anos depois o som já não conseguia alcançar todos os foliões, necessitando assim a utilização dos trios elétricos.
De maneira nunca antes imaginada veio a ser o principal ícone do carnaval pernambucano. Reconhecido como o maior bloco carnavalesco do mundo pelo Guinness Book em 1994, após reunir 1,5 milhão de pessoas nas ruas do Recife. Número este que equivalia à quantidade de habitantes da capital. Um ano após o reconhecimento, a Prefeitura do Recife colocou um gigantesco galo nas águas do Rio Capibaribe. Dois anos depois, ele foi montado em cima da ponte Duarte Coelho, onde fica até hoje e ganhou a companhia da sobrinha gigante na Avenida Guararapes.
Em 2009, o Galo bateu outro recorde, atingindo uma marca superior a dois milhões de foliões, no desfile que homenageou o seu fundador, falecido em junho do ano anterior. No mesmo ano, ele foi reconhecido como Patrimônio Imaterial de Pernambuco, por uma lei assinada pelo governador Eduardo Campos.
O desfile marca a abertura do carnaval pernambucano, sempre no sábado de Zé Pereira. Em 2012, será no dia 18 de fevereiro, a partir das 9h. Para mais informações acesse o site oficial www.galodamadrugada.org.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 PERNAMBUCANEAR
Design by FBTemplates - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
    Twitter Facebook Google Plus Vimeo Flickr YouTube